Newsletter Portuguese February/March Print E-mail


Logo ICRANet Logo CAPES Logo Erasmus Mundus Logo FAPERJ Logo MAE

ICRANet Newsletter



ICRANet Boletim informativo
Fevereiro – Março de 2017



SUMÁRIO
1. Mais um sucesso do Programa CAPES-ICRANet: duas novas teses de doutorado defendidas por Gabriel Guimarães Carvalho e Iarley Pereira Lobo com a colaboração do pesquisador de pós-doutorado CAPES-ICRANet Eduardo Henrique Silva Bittencourt.
2. Reunião do Conselho Administrativo do ICRANet – 1 de fevereiro de 2017
3. O Prof. Ruffini em Singapura para a “Conferência sobre Cosmologia, Ondas Gravitacionais e Partículas” – 6-10 de fevereiro de 2017
4. Novo acordo de cooperação assinado em 17 de fevereiro de 2017 com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
5. rês encontros com os estudantes do Liceu Científico Galileo Galilei de Pescara
6. O ICRANet lamenta falecimento de Carlo Pace, membro do Conselho Administrativo do ICRANet
7. Seminários nos centros do ICRANet em Roma e Pescara dados por Marco Merafina (21 de fevereiro), Alessandro Nagar (1 de março) e Luc Blanchet (6 de Março)
8. Conferências internacionais a serem realizadas
9. Novos estudantes do Programa IRAP PhD



1. Mais um sucesso do Programa CAPES-ICRANet: duas novas teses de doutorado defendidas por Gabriel Guimarães Carvalho e Iarley Pereira Lobo com a colaboração do pesquisador de pós-doutorado CAPES-ICRANet Eduardo Henrique Silva Bittencourt.

No mês de fevereiro, Gabriel Guimarães Carvalho e Iarley Pereira Lobo, dois estudantes graduados no programa de Doutorado IRAP PhD defenderam as suas respectivas teses em astrofísica relativística na Universidade “Sapienza” de Roma. Referido programa entrega aos estudantes um diploma conjunto pelas universidades de Bremen, Oldemburgo, Savóia, Roma, Ferrara, Nice, Grenoble. Ambos estudantes foram admitidos no programa de Doutorado IRAP PhD em 2013 graças a uma bolsa da CAPES no âmbito do programa CAPES-ICRANet. Resultado dos trabalhos dos dois estudantes, aos quais colaborou também o pesquisador de pós-doutorado CAPES-ICRANet, Eduardo Henrique Silva Bittencourt, foi a publicação de dois papers nas principais revistas de referência: Physical Review D (IF: 4.506) e Classical and Quantum Gravity (IF: 2.837).
Gabriel Guimarães Carvalho Iarley Pereira Lobo Eduardo Henrique Silva Bittencourt
Gabriel Guimarães Carvalho defendeu a sua tese de Doutorado “A walk through mathematical physics with disformal trasformations and scalar field self-force effects on a particle orbiting a Reissner-Nordström black hole” no dia 13 de fevereiro de 2017 na Universidade “Sapienza” de Roma.

Membros da Comissão: Prof. Dr. Massimo Testa (Universidade “Sapienza” de Roma, Itália), Dr. Roberto Natalini (CNR – Roma) and Dr. Giampiero Esposito (INFN – Nápoles). Orientador da tese: Prof. Dr. Remo Ruffini; orientador adjunto: Prof. Donato Bini.

Esta tese de doutorado pode ser dividida em duas partes. A primeira apresenta um estudo abrangente e original das estruturas algébricas e geométricas das chamadas métricas disforme. Tais métricas surgem em teorias escalares-tensoriais da gravitação, onde as derivadas do campo escalar estão acopladas à métrica. As transformações conforme usuais foram estendidas num mapeamento mais geral da métrica, conhecidas por transformações disforme. Um novo formalismo para tais métricas foi desenvolvido e duas aplicações físicas foram dadas. A primeira é relacionada com a invariância disforme da equação de Dirac. Na segunda aplicação o novo formalismo desenvolvido para métricas disforme foi utilizado como ferramental matemático para a descrição da chamada rainbow gravity, um approach fenomenológico para a gravitação quântica. Na segunda parte da tese, os efeitos da auto-força do campo escalar foram investigados para uma carga escalar orbitando um buraco negro de Reissner-Nordström. A equação de onda do campo escalar foi resolvida analiticamente no escopo da aproximação pós-Newtoniana, e a solução foi utilizada para se calcular a auto-força bem como as suas componentes na posição da partícula até a ordem 7.5. Os fluxos de energia irradiados para o infinito e para dentro do buraco negro foram calculados. Uma comparação com resultados numéricos anteriores no caso de Schwarzschild mostrou um acordo razoável em ambos os regimes de campo fraco e forte. Esta tese é particularmente interessante devido ao evento GW150914, o qual tornou a questão da radiação gravitacional um dos tópicos de maior interesse atual em astrofísica relativística.

O professor Donato Bini do “Istituto per le Applicazioni del Calcolo «M. Picone» do CNR, co-supervisor de Gabriel Guimarães Carvalho, mencionou que «este trabalho é um primeiro esforço em se exportar os efeitos da auto-forca da geometria de Schwarzschild para a geometria de Reissner-Nordström. Uma aplicação foi feita no mais simples contexto dos efeitos da auto-força escalar, e, de fato, nesse nível todas as sutilidades e dificuldades no associado formalismo foram resolvidos. Um passo futuro será considerar ambas as perturbações eletromagnética e gravitacional do buraco negro de Reissner-Nordström. Esses resultados foram publicados na PRD. As implicações desses estudos para astrofísica relativística, a maior motivação do trabalho em si, são de grande interesse».

Lista das publicações de Gabriel Guimarães Carvalho:

1. G. G. Carvalho , I. P. Lobo and E. Bittencourt - “Extended disformal approach in the scenario of rainbow gravity”, Physical Review D 93, 044005 (2016), IF: 4.506..
2. G.G . Carvalho , I. P. Lobo and E. Bittencourt - “Extended disformal approach in the scenario of rainbow gravity”, Physical Review D 93, 044005 (2016), IF: 4.506.
3. E. Bittencourt, I. P. Lobo, G.G. Carvalho - “On the disformal invariance of the Dirac equation”, Class. Quantum. Grav. 32, 185016 (2015) IF: 2.837.

Gabriel Guimarães Carvalho é da Universidade Federal de Pernambuco Recife, PE, Brasil. com a qual o ICRANet assinou um acordo de colaboração.A fundação CAPES providenciou uma bolsa de estudo no âmbito do programa CAPES-ICRANet. Para mais informações acesse:tese e video da defensa.

Iarley Pereira Lobo defendeu a sua tese de Doutorado “Geometrical approach to Planck-scale deformations of phase spaces” no dia 24 de fevereiro de 2017 na Universidade “Sapienza” de Roma.

Membros da Comissão: Prof. Paolo Pani (Universidade “Sapienza” de Roma, Itália), Prof. Salvatore Mignemi (Universidade de Cagliari, Itália), Prof. Stefano Liberati (Sissa Trieste). Orientador da tese: Prof. Giovanni Amelino-Camelia.

Nessa tese algumas propriedades semi-clássicas da gravitação quântica foram descritas por meio de geometrias não-triviais como uma linguagem comum. Interações que emergem da deformação da simetria de Lorentz por meio da curvatura do espaço dos momenta foram também analisadas. Em particular, o problema de como partículas interagiriam se o espaço dos momenta tivesse uma geometria anti-de Sitter foram considerados: foi mostrado que alguns approachs comumente usados no espaço dos momenta de de Sitter não podem ser seguidos no caso de anti-de Sitter devido a inconsistências internas, e possíveis cenários alternativos foram apresentados. Com respeito ao espaço-tempo, foi também apresentado um link entre a literatura de geometrias disforme e a rainbow gravity, que é consistente com a estrutura causal disforme, apresenta uma estrutura de grupo inerente e é intrinsecamente covariante sob transformações disforme. Finalmente, uma forma alternativa de descrever o espaço-tempo natural para as chamadas relações de dispersão modificadas foi apresentada por meio de uma geometria de Finsler generalizada (intimamente associada a técnicas variacionais) com um limite de massa nula bem definido, o qual permite analisar suas propriedades relativísticas e derivar observáveis compatíveis à descrição.

O professor Giovanni Amelino-Camelia da Universidade “Sapienza” de Roma, supervisor do Dr. Iarley Pereira Lobo, mencionou que «esse estudo contribui para a recente onda de interesse na "gravitação quântica tridimensional", como um modelo para a "real" gravitação quântica quadridimensional. Gravitação quântica tridimensional é ainda complexa, mas muito menos que a sua versão quadridimensional e a maioria da complexidade conceitual do problema da gravitação quântica é preservado no caso tridimensional. Como gravitação quântica tridimensional foi sendo gradualmente melhor entendida ao longo da última década, interesses consideráveis surgiram pelo fato dela ser caracterizada por simetrias relativísticas modificadas e curvatura do espaço dos momenta. O resultado mais significativo do trabalho doutoral de Iarley Pereira Lobo foi providenciar pela primeira vez uma investigação sistemática de casamentos de métricas e conexões afins para o espaço dos momenta quadridimensional, estabelecendo que 3 destes preservam a estrutura lógica dos resultados tridimensionais. As propriedades relativísticas de 3 candidatos a modelo foram estudadas em detalhes, também providenciando alguns caminhos para a fenomenologia baseados nas análises das estruturas dos sinais de gamma-ray-bursts».

Lista das publicações de Iarley Pereira Lobo:

1. E. Bittencourt, I. P. Lobo and G. G. Carvalho, On the disformal invariance of the Dirac equation, Class. Quant. Grav. 32 185016 (2015).
2. I. P. Lobo, A. B. Barreto and C. Romero, Space-time singularities in Weyl manifolds, Eur. Phys. J. C75 448 (2015).
3. G. G. Carvalho, I. P. Lobo and E. Bittencourt, Extended disformal approach in the scenario of Rainbow Gravity, Phys. Rev. D93 044005 (2016).
4. I. P. Lobo and G. Palmisano, Geometric interpretation of Planck-scale-deformed co-products, Int. J. Mod. Phys. Conf. Ser. 41 1660126 (2016).
5. I. P. Lobo, G. Palmisano and G. Amelino-Camelia, Geometric picture of DSR-relativisitc theories with de Sitter and anti-de Sitter momentum spaces,submitted to IJMP Conf. Ser. (2015).
6. I. P. Lobo, N. Loret and F. Nettel, Rainbows without unicorns: Metric structures in theories with Modified Dispersion Relations, arXiv: 1610.04277, submitted to EPJ C.
7. I. P. Lobo, Frame transformations in Brans-Dicke theory from the viewpoint of Weyl geometry, arXiv:1610.05004, submitted to IJMP D.
8. I. P. Lobo, N. Loret and F. Nettel, Investigation of Finsler geometry as a generalization to curved spacetime of Planck-scale-deformed relativity in the de Sitter case, Phys. Rev. D95 046015 (2017).

Iarley Pereira Lobo é da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brazil, com a qual o ICRANet assinou um collaboration agreement A fundação CAPES providenciou uma bolsa de estudo no âmbito do programa CAPES-ICRANet. Para mais informações acesse:tese e video da defensa.

Os trabalhos de tese de Gabriel Guimarães Carvalho e Iarley Pereira Lobo puderam contar com a colaboração do pesquisador Eduardo Henrique Silva Bittencourt, o qual foi co-autor de duas publicações (ver a n. 3 e a no. 7 na lista abaixo).

Eduardo Henrique Silva Bittencourt visitou o ICRANet duas vêzes: de 20 de outubro a 23 de novembro de 2011, e de 2 a 19 de outubro de 2012. Em 2013 foi admitido no programa de pós-doutorado CAPES-ICRANet trabalhando na Universidade “Sapienza” de Roma no período de dezembro de 2013 a dezembro de 2015. Atualmente é professor na Universidade Federalde Itajubá, Itajubá, MG, Brazil, com a qual o ICRANet assinou um acordo de colaboração.

Lista das publicações de Eduardo Henrique Silva Bittencourt:

1. Bini, Donato, Bittencourt, Eduardo, Geralico, Andrea, Jantzen, Robert T, Slicing black hole spacetimes. International Journal of Geometric Methods in Modern Physics, Volume 12, Issue 7, id. 1550070, (2015).
2. Bini, Donato; Bittencourt, Eduardo; Geralico, Andrea, Massless Dirac particles in the vacuum C-metric, Classical and Quantum Gravity, Volume 32, Issue 21, article id. 215010 (2015). 3. G.G . Carvalho , I. P. Lobo and E. Bittencourt - “Extended disformal approach in the scenario of rainbow gravity”, Physical Review D 93, 044005 (2016).
4. Bittencourt, E.; Moschella, U.; Novello, M.; Toniato, J. D., More about scalar gravity, Physical Review D, Volume 93, Issue 12, id.124023 (2016).
5. Bittencourt, Eduardo; Pereira, Jonas P.; Smolyaninov, Igor I.; Smolyaninova, Vera N., The flexibility of optical metrics, Classical and Quantum Gravity, Volume 33, Issue 16, article id. 165008 (2016).
6. Santos, G. B.; Bittencourt, E.; Salim, J. M., Scalar perturbations in a Friedmann-like metric with non-null Weyl tensor, Journal of Cosmology and Astroparticle Physics, Issue 06, article id. 013, (2015).
7. E. Bittencourt, I. P. Lobo, G.G. Carvalho - “On the disformal invariance of the Dirac equation”, Class. Quantum. Grav. 32, 185016 (2015).




2. Reunião do Conselho Administrativo do ICRANet – 1 de fevereiro de 2017

No dia 1° de fevereiro de 2017 foi realizada a 16ª Reunião do Comitê Administrativo do ICRANet. Estavam presentes os seguintes participantes: Prof. Ashot Kocharian (Representante da Armênia), Min. Fabrizio Nicoletti, Cons. Enrico Padula e Prof.a Immacolata Pannone (DGSP Representantes do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional – Itália), Dr. Antonio Bartolini (Contabilidade Geral do Estado IGAE Uff. IX, Representante do Ministério da Economia), Dra. Giulietta Iorio em nome do Dr. Vincenzo Di Felice (Representante do Ministério da Educação, Universidades e Pesquisa), Prof. Carlo Luciano Bianco através da procuração concedida pelo prof. Remo Ruffini (Representante do ICRA), Prof. She Sheng Xue através da procuração concedida pelo Prof. Xiaohui Fan (Representante da Universidade do Arizona em Tucson), Prof. Jorge Armando Rueda Hernandez através da procuração concedida pelo Prof.C. W. Francis Everitt (Presidente - Representante da Universidade Stanford), Eng. Carlo Pace (Representante da cidade de Pescara em nome do Prefeito, Adv. Marco Alessandrini) e o Prof. Remo Ruffini (Diretor do ICRANet). Também estavam presentes os Auditores do ICRANet: Cons. Dr. Giacinto Dammicco (Conselheiro do Tribunal de Contas da Itália) e Dra Claudia Martinelli (Tribunal das Contas da Itália). Participou da reunião como observador também o Dr. Piero Redolfi (Consultor Contábil).




3. O Prof. Ruffini em Singapura para a “Conferência sobre Cosmologia, Ondas Gravitacionais e Partículas” – 6-10 de fevereiro de 2017

Realizou-se entre 6 e 10 de fevereiro a “Conferência sobre Cosmologia, Ondas Gravitacionais e Partículas”, no Centro Executivo “Nanyang”da Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura. Nesta ocasião, o Professor Ruffini apresentou uma palestra com o título: "Gamma Ray Bursts, from Supernovae to Hypernovae to Binary Drive Hypernovae".Para mais detalhes acesse: aqui)









4. Novo acordo de cooperação assinado em 17 de fevereiro de 2017 com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil

No dia 17 de fevereiro foi assinado um Acordo de cooperação entre o ICRANet e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O acordo, assinado pelo Prof. Luiz Alberto Pilatti, Reitor da UTFPR, e pelo Prof. Remo Ruffini, Diretor do ICRANet. Tal acordo terá validade de 5 anos, visando prestar reciprocamente assessoria e apoio científico e cultural, desenvolver projetos de pesquisa conjunta, desenvolver formas e ações de cooperação em outras áreas de interesse mútuo bem como realizar programas de intercâmbio de docentes e estudantes.
Para o texto do Acordo, acesse aqui.




5. Mais três encontros com os estudantes do Liceu Científico Galileo Galilei de Pescara

O Centro ICRANet de Pescara acolheu os estudantes do Liceu Científico "Galileo Galilei" em ocasião dos três encontros do projeto "Alternância entre escola e trabalho" realizados em Fevereiro e Março. A Dra Alessandra di Cecco apresentou a palestra “Dangers, natural and artificial, that come from the space”, o Dr. Gregory Vereshchagin apresentou a palestra “Big Bang: primordial cosmology and the formation of the large scale structure” e o Professor Costantino Sigismondi relatou sobre espectroscopia, fotometria, ajustes matemáticos, modelos físicos, teoria científica e navalha de Occam.
Para mais detalhes (em italiano) acesse: aqui



6. O ICRANet lamenta falecimento de Carlo Pace, membro do Conselho Administrativo do ICRANet

foto

Faleceu a 28 de março o Eng. Carlo Pace, membro do Conselho Administrativo do ICRANet representante da municipalidade de Pescara. No período em que ele foi prefeito de Pescara, sempre teve uma ampla visão das perspectivas de desenvolvimento da cidade de Pescara bem como de toda a região do Abruzzo. Já em 1994 manifesou a sua vontade de tornar a cidade de Pescara o lugar onde o ICRANet teria sua sede principal e justamente para esse propósito. acompanhou de perto a requalificação do antigo prêdio da estação de trem, a qual virou centro de pesquisas internacional, aprovado por unanimidade pelo Parlamento italiano em 2005. Carlo sempre participou com muita paixão das atividades de pesquisa e formação do ICRANet.




7. Seminários nos centros do ICRANet em Roma e Pescara dados por Marco Merafina (21 de fevereiro), Alessandro Nagar (1 de março) e Luc Blanchet (6 de Março)

1) No dia 21 de fevereiro de 2017, o Prof. Dr. Marco Merafina, do departamento de Física da Universidade “Sapienza” de Roma, apresentou um seminário no centro do ICRANet de Pescara intitulado: “Gravidade e termodinâmica: um novo ponto de vista na análise de equilíbrio e evolução dinâmica de aglomerados globulares “.
O Dr. Merafina apresentou um novo approach para o estudo da dinâmica de aglomerados globulares onde aplica princípios termodinâmicos na função de distribuição de Boltzmann com uma hamiltoniana que contém um potencial efetivo dependendo da energia cinética das estrelas, associado às interações via forcas de maré induzidas pela galáxia host. Nesta proposta novas relações foram obtidas para o equilíbrio termodinâmico na presença de um potencial gravitacional, uma forma diferente do teorema do virial, e os conceitos de temperaturas termodinâmica e cinética, pressão e potencial químico (quantidades intensivas) foram introduzidos. Mostrou-se que um aglomerado globular pode ser descrito como um modelo contendo regiões com calores específicos positivos e negativos, produzindo instabilidades termodinâmicas que levam os sistemas à catástrofe gravitacional-térmica, sem a necessidade de banhos térmicos. A influência do potencial efetivo no teorema do virial é descrita, junto com as consequências relacionadas ao limite de estabilidade gravitacional-térmica para aglomerados de estrelas, a partir das curvas calóricas (energia do sistema em função da temperatura) e seus pontos críticos. Esse novo limite é diferente daquele obtido por Katz em 1978 e está em total acordo com o valor relacionado ao máximo da distribuição de aglomerados construída a partir do catálogo Harris para aglomerados globulares.
A observação direta de radiação gravitacional advinda de objetos astrofísicos promete uma revolução na astronomia e astrofísica no sentido de abrir novas janelas observacionais para o universo. Sugestões recentes da descoberta de sinais de ondas gravitacionais https://en.wikipedia.org/wiki/First_observation_of_gravitational_waves atraíram a atenção da comunidade científica e do público leigo. O ICRANet convidou dois experts de renome nessa área para discutir o progresso teórico da emissão de ondas gravitacionais.

2) ONo dia primeiro de março o Dr. Alessandro Nagar apresentou um seminário no departamento de Física da Universidade de Roma. O Dr. Nagar é um dos físicos teóricos na vanguarda de ondas gravitacionais e colaborador do cientista de renome mundialThibaultDamour. Ele é um dos criadores do código IHES effective-one-body, que trata da versão relativística do problema de dois corpos. O assunto do seu seminário foi “A fusão de buracos negros binários: a teoria conectando a relatividade numérica e analítica”. O Dr. Nagar deu um seminário bastante abrangente onde detalhou o approach semi-analítico para o cálculo dos templates de ondas gravitacionais, bem como o uso de simulações em relatividade geral numérica como input para parâmetros desconhecidos no modelo de effective-one-body. O seminário pode ser encontrado aqui: http://www.icranet.org/documents/nagar_icranet.pdf

3) No dia 6 de março de 2017, o Prof. Luc Blanchet, Diretor de Pesquisa do CNRS - Instituto de Astrofísica de Paris, França, deu um seminário intitulado “Ondas gravitacionais e o problema de dois corpos em Relatividade Geral” no departamento de Física da Universidade de Roma.
O Prof. Blanchet é um dos teóricos na liderança de trabalhos em aproximações pós-Newtonianas para a radiação gravitacional no problema de dois corpos em relatividade geral. No seu seminário apresentou os avanços mais recentes na área. Ele enfatizou que «os trabalhos numéricos e teóricos no problema de dois corpos em relatividade geral são muito importantes a fim de se decifrar e interpretar os sinais de ondas gravitacionais. Em particular, os métodos aproximativos mais avançados em relatividade geral permitem construir templates muito precisos e confiáveis para ondas gravitacionais a serem usados nas análises de dados dos detectores. No cerne desses métodos estão as aproximações pós-Newtonianas, que descrevem ambas a dinâmica e a radiação gravitacional emitidas por dois corpos compactos (incluindo buracos negros)»




8. Conferências internacionais a serem realizadas

Workshop do ICRANet-Minsk sobre astrofísica de alta energia
Acadêmia Nacional de Ciências de Bielorrúsia, Minsk, Bielorrúsia – 26-28 de abril de 2017

Ideia do Encontro

Será o primeiro evento científico organizado no novo centro do ICRANert em Minsk, na Bielorrússia. A programação foi realizada concomitante a um outro simpósio abrangendo aspectos da física nuclear a ser realizado na mesma Acadêmia Nacional de Ciências de Bielorrúsia. O Workshop do ICRANet-Minsk sobre astrofísica de alta energia, organizado no âmbito do Ano da Ciência 2017, oferecerá aos jovens cientistas provenientes da Europa e da Ásia que trabalham na área da astrofísica relativística a oportunidade de apresentar seus resultados aos colegas bielorrussos. Página oficial do encontro: http://www.icranet.org/imw

Quinto encontro “Bego” – Escola do Doutorado IRAP PhD
Villa Ratti, Nice – 15-19 de Maio de 2017

A escola é tradicionalmente dedicada às novas fronteiras da astrofísica relativística e é destinada aos estudantes do programa de Doutorado IRAP PhD. Este ano o encontro, que se realizará de 15 a 19 de maio em Nice, será aberto a todos os cientistas e estudantes interessados e a tónica será colocada nas ondas gravitacionais no limite de campo forte.
Lembramos que o doutorado Erasmus Mundus IRAP-PhD é coordenado pelo ICRANet e envolve várias universidades e centros de pesquisa, e um diploma conjunto é entregue aos estudantes pelas universidades participantes do programa: Universidade de Bremen (Alemanha), Universidade de Ferrara (Itália), Universidade de Nice Sophia-Antipolis (França), Universidade de Oldemburgo (Alemanha), Universidade de Roma “Sapienza” (Itália), Universidade de Savóia (França) e Universidade de Grenoble (França).

Foram convidados como conferencistas os seguintes professores: Donato Bini, Luc Blanchet, Christian Cherubini, Nathalie Deruelle, Simonetta Filippi, Mile Karlica, Jutta Kunz-Drolshagen, Claus Lämmerzahl, Felix Mirabel, Marco Muccino, TsviPiran, Jose Rodriguez, Jorge Rueda, Remo Ruffini (Diretor do ICRANet), Narek Sahakyan, Gregory Vereshchagin, Yu Wang, She-Sheng Xue.
Diretores: Prof. Remo Ruffini - Prof. Pascal Chardonnet
Faculty: Giovanni Amelino-Camelia, Stefano Ansoldi, Ulisses Barres de Almeida, Vladimir Belinski, Carlo Luciano Bianco, Donato Bini, Sandip Kumar Chakrabarti, Pascal Chardonnet, Christian Cherubini, Andreas Eckart, Thibault Damour, Jann Einasto, Sergio Frasca, Filippo Frontera, Jean-Marc Gambaudo, Paolo Giommi, Luis Herrera Cometta, Yipeng Jing, Hagen Kleinert, Michael Kramer, Jutta Kunz-Drolshagen, Luca Lamagna, Claus Lämmerzahl, Olivier Legrand, Francois Mignard, Hermann Nicolai, KjellRosquist, Jorge Rueda, Remo Ruffini (Diretor do ICRANet), Felix Ryde, Farrokh Vakili, Gregory Vereshchagin, She Sheng Xue, Shuangnan Zhang. Página oficial do encontro:http://www.icranet.org/5bego

O encontro de 2017 da Divisão de Gravitação e Astrofísica Relativística da Sociedade Chinesa de Física/ Quinto encontro Galileo-Xu Guangqi
Escola de Ciências Físicas e Tecnológicas- Universidade do Sudoeste de Jiaotong, Chengdu – China – 25-30 de Junho de 2017

Objetivos científicos

Nesse ano, conectado ao encontro anual da Divisão de Gravitação e Astrofísica Relativística da Sociedade Chinesa de Física, realizar-se-á o quinto encontro Galileo-XuQuangqi na escola de Ciências Físicas e Tecnológicas, na Universidade do Sudoeste de Jiaotong, em Chengdu – China – de 25 a 30 de Junho.
O encontro é particularmente dedicado ao reconhecimento das raízes da pesquisa científica moderna no Leste e Oeste e à revisão dos progressos recentes em um dos mais avançados campos de pesquisa científica: astrofísica relativística. Revisaremos os últimos progressos em Astrofísica Relativística, possível graças às observações astronômicas do Sol, das Estrelas e do Universo, como também revisaremos os desenvolvimentos atuais dos estudos teóricos em gravitação, cosmologia e física fundamental. Esses progressos foram possíveis devido à teoria de Albert Einstein e ao desenvolvimento sem precedentes de técnicas observacionais: em comprimentos de onda de raios-X, gama e no óptico nos observatórios em órbita, nos telescópios terrestres sensíveis a comprimentos de onda de rádio, bem como nos laboratórios subterrâneos de física de partículas.
A conferência internacional em Gravitação e Cosmologia, o quinto encontro Galileo-XuGuangqi, segue suas versões anteriores de Maio de 2015 e Outubro de 2011 em Beijing – China, de Julho de 2010 em Ventimiglia – Itália e Nice – França, e de Outubro de 2009 em Shanghai – China. O objetivo é criar um fórum para intercâmbios estratégicos de alto nível entre as ciências do leste e do oeste relacionada com astrofísica relativística e campos teóricos, experimentais e observacionais afins. A ideia é ampliar a audiência, usualmente restrita àquela chinesa e italiana, a ponto de abarcar os interesses científicos do leste e oeste do mundo. Portanto, motiva-se uma participação mais ampla de pesquisadores da Coreia do Sul e de Taiwan, bem como da Europa e das Américas. Página oficial do encontro: http://www.icranet.org/5gx

XIII Conferência Internacional em Gravitação, Astrofísica e Cosmologia – 15º Simpósio Ítalo-Coreano em Astrofísica Relativística – encontro conjunto
Universidade Ewha Womans - Seoul, Coréia, 3-7 de Julho de 2017

Este simpósio iniciou-se em 1987 e tem ocorrido a cada dois anos alternadamente na Coreia do Sul e na Itália, sendo financiado pela Fundação para a Ciência e Engenharia da Coreia do Sul (KOSEF em inglês), pelo Conselho Nacional de Pesquisas da Itália (CNR em italiano), pelo ICRANet e também pelas universidades-sede. O propósito principal deste simpósio é acelerar o intercâmbio de cientistas coreanos e italianos, especialmente aqueles jovens. Tradicionalmente, os assuntos dessa série de simpósios são relacionados com astrofísica teórica, especialmente o campo de astrofísica relativísitica. Nesse simpósio, serão apresentados os resultados de observações e experimentos astrofísicos relevantes, bem como seus entendimentos teóricos, incluindo experimentos para a detecção de ondas gravitacionais nos quais astrofísicos coreanos estão participando ativamente.
Neste ano o simpósio acontecerá conjuntamente à XIII Conferência Internacional em Gravitação, Astrofísica e Cosmologia (ICGAC-13 em inglês), uma série de conferências bienais que ocorre na região da Ásia-Pacífico com o objetivo de promover estudos em alto nível nos temas correntes da área e também encorajar novos físicos para esses campos de pesquisa.
Página oficial do simpósio: http://www.icranet.org/ik15






9. Novos estudantes do Programa IRAP PhD

foto Baghmanyan, Vardan (Armênia)
Universidade Estadual de Yerevan

“Atualmente, sou estudante de Doutorado na Universidade Estadual de Yerevan mas trabalho no ICRANet-Armênia para conclusão da minha defensa de Doutorado sobre raios X e processos de emissões de raios gamas nas rádio galáxias e blazars(BL Lacs and FSRQs).”
foto Bedić, Suzana (Croatia)
Universidade "Sapienza" de Roma

"Após a conclusão do meu mestrado na Universidade de Zagreb na Croácia, me matriculei no programa de Doutorado IRAP PhD. Atualmente estou realizando pesquisas sobre explosões cósmicas de raios gama (GRB), incluíndo relatividade geral, gravidade quântica, buracos negros, matéria escura e cosmologia."
foto Campion, Stefano (Italy)
Universidade "Sapienza" de Roma

“Sou graduado em Astronomia e Astrofísica pela Universidade “Sapienza” de Roma. Minha pesquisa procura estudar a produção bem como as características do neutrino no GRB segundo o modelo de acreção supercrítica e sua detecção na Terra. Demais tópicos são: o punto de vista dinâmico dos sistemas auto-gravitacionais (galáxias, aglomerados globulares, halos galácticos).”
foto Chen, Yen-Chen (Taiwan)
Universidade Nacional Central, Instituto Superior de Astronomia

“Me formei no Instituto Superior de Astronomia da Universidade Nacional Central em Taiwan. Ainda não decidi os tópicos a serem desenvolvidos ao longo do meu Doutorado; meus interesses são: AGNs, galáxias anãs e matéria escura.”
foto Gasparyan, Sargis (Armenia)
Acadêmia Nacional da Ciênciasda Armênia

“Estou cursando meu primeiro ano de Doutorado no ICRANet-Armênia e minha instituição de origem é a Universidade Estadual de Yerevan. O tópico da minha pesquisa á: processos de emissões de raios gamas de alta energia nas Blazars.”
foto Marongiu, Marco (Italy)
Universidade dos Estudos de Ferrara

Obteve seu mestrado em Física pela Universidade de Cagliari, defendendo uma tese sobre simulações de observações de pulsares com o Sardinia Radio Telescope (SRT). É matriculado no programa IRAP PhD na Univerasidade dos Estudos de Ferrara, sob a supervisão do Prof. Cristiano Guidorzi. Seus principais temas de pesquisa são: estudo completo dos GRBs, Fast Radio Bursts (FRBs), futuras missões astrofísicas (HXMT, THESEUS)..
foto Martone, Renato (Italy)
Universidade dos Estudos de Napoli "Federico II"

Possui diploma de bacharelado em Física pela Universidade dos Estudos de Napoli “Federico II” onde defendeu uma tese sobre explosões de raios gama (GRBs). É matriculado no programa IRAP PhD na Univerasidade dos Estudos de Ferrara, sob a supervisão do Prof. Cristiano Guidorzi. Seus principais temas de pesquisa são: estudo completo e análise de dados dos GRBs, e the transient sky.
foto Vieira Lobato, Ronaldo (Brazil)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Sou formado em Ciencias Naturais, física (2009-2013) e tenho mestrado em Física Nuclear (2013-2015). Atualmente, estou cursando meu Doutorado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Brasil mas deMarço de 2017 a Fevereiro de 2018 estarei fazendo meu estágio de Doutorado na Universidade “Sapienza” de Roma com uma bolsa Sansuíche da CAPES. Os temas da minha pesquisa são: estrutura e evolução de estrelas compatas e mecanismos de emissões. Sou membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Sociedade Americana de Física (APS);
foto Zargaryan, Davit (Armenia)
Acadêmia Nacional da Ciênciasda Armênia

“Sou estudante de Doutorado no ICRANet-Armênia e minha instituição de origem é a Universidade Estadual de Yerevan. Na minha tese de Doutorado procura-se estudar a aceleração de partículas e processos de emissão de grande porte de AGNs.”
 
Organization
ICRANet Seats
Members
Universities
Director and Staff
Personal Pages
Meetings
Upcoming Meetings
IYA 2009 Meetings
IYL 2015 Meetings
Marcel Grossmann
Galileo - Xu Guangqi
William Fairbank
Italian-Korean
Italian-Sino Meeting
ICRANet Workshops
Stueckelberg Meeting
C. Lattes Meeting
Sobral Meetings
Bego Rencontre
Urca Meetings
Zeldovich Meetings
Meetings in Armenia
Adriatic Meeting
ICRANet-Minsk workshop
Other Meetings
Erasmus Mundus Schools
Weekly Seminars
Yearly Scientific Meeting
Research
Research Groups
Visiting Scientists
Publications
Books
Proceedings
Articles Database
Visitors: 94156282
We have 3 guests online