Newsletter Portuguese May/June Print E-mail


Logo ICRANet Logo CAPES Logo Erasmus Mundus Logo FAPERJ Logo MAE

ICRANet Newsletter

2014  -   2015

2016
February/April -  July/September -  October/November -  December/January

2017  -   2018  -   2019


ICRANet Boletim informativo
Maio - Junho 2016






1. Visita do Prof. Ruffini, Diretor da ICRANet, em Erevan


Na quinta feira do dia 9 de junho, a ICRANet, com sede principal localizada em Pescara, esteve no centro de um encontro oficial realizado em Erevan, na Armênia. O Diretor da ICRANet Prof. Remo Ruffini, junto com o Embaixador da Itália na Armênia Giovanni Ricciulli, e do Brasil Edson Marinho Duarte Monteiro, como representantes de Estados Membros da ICRANet, e com outras personalidades, encontrou o Ministro das Relações Exteriores da Armênia Edward Nalbandian.


Nesta ocasião foi apresentado ao Ministro das Relações Exteriores da República da Armênia o novo Diretor da Sede ICRANet em Erevan, o Professor Narek Sahakyan. A sede na Armênia goza de extraterritorialidade, privilégios e imunidade diplomática, estabelecidos nos termos da lei pelo Presidente da República da Armênia, Serž Azati Sargsyan. Foi adicionalmente oficializada a entrada da Academia Nacional de Ciências da Arménia entre os institutos que têm acesso ao doutorado internacional de astrofísica relativística IRAP PhD. Foi dada particular atenção às atividades de coordenação da parte da ICRANet Armênia nas colaborações científicas em curso com a Bielorrússia, o Cazaquistão e o Irã, visando a possibilidade destes três paises se tornarem Estados Membros da ICRANet.

O Embaixador do Brasil salientou ao Ministro Nalbandian que o Brasil coordenou, como membro fundador da ICRANet, a partir da sua sede na cidade do Rio de Janeiro, percursos de investigação de cientistas da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia e México. Por esta razão, ao longo do ano de 2015 aconteceram importantes conferências no Brasil (http://www.icranet.org/2cl/), Colômbia (http://www.icranet.org/1jg/), México (http://www.icranet.org/1sv/),e igualmente foram organizadas conferências públicas com as instituições que têm assinado acordos de cooperação com a ICRANet: Estação Ciências Auditorium - João Pessoa, Espaço Ciência - Recife, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) - Fortaleza e Universidade de Brasília. O Embaixador do Brasil no seu pronunciamento referiu-se também à criação de um centro de processamento de dados da ICRANet no Brasil, o “Brazilian Science Data Center (BSDC)”, ao qual os pesquisadores podem acessar a partir de todas as sedes da ICRANet, bem como de todo o continente latino-americano.

Foi dada particular atenção da parte do Ministro Nalbandian e do Diretor da ICRANet à próxima visita em Armênia do Sumo Pontífice, a qual acontecerá no domingo, dia 26 de Junho. A ICRANet visa promover nos países do Oriente Médio, com o apoio da Armênia e do Observatório do Vaticano, representante do Estado do Vaticano na ICRANet, atividades científicas objetivando a compreensão do Universo com base nas equações de Albert Einstein. A partir deste mês de Junho estão programadas novas atividades que, a partir da sede principal da ICRANet em Pescara e em cooperação com a sede em Erevan, serão coordenadas rumo ao Oriente Médio e à Ásia Central.

Para mais informações acesse as seguintes páginas:
Video Youtube da palestra realizada em João Pessoa:
http://www.icranet.org/joao_pessoa

O “Brazilian Science Data Center” da ICRANet:
http://www.icranet.org/documents/bsdc2.pdf

Estação Ciências Auditorium - João Pessoa (PB) RUFFINI Remo - ICRANet: ROMERO Carlos – UFPB
http://www.icranet.org/posterJP.jpg

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) Auditório Castelo Branco RUFFINI Remo - ICRANet: "Cosmic Matrix in the Jubilee of Relativistic Astrophysics"
http://www.icranet.org/posterFortaleza.pdf

Acordo de Cooperação ICRANet – UnB
http://www.icranet.org/unb




2. Roy Kerr, Professor da ICRANet, foi premiadopelo Rei da Suécia


No dia 26 de maio, Roy Kerr, Professor do Centro Internacional de Astrofísica Relativísticade Pescara, recebeu o Prêmio Crafoord das mãos do Rei da Suécia. O referido Prêmio, a mais alta condecoração no campo da Astrofísica,é atuibuído pela Academia das Ciências da Suécia, e é igual em prestígio e contribuição financeira ao Prêmio Nobel de Física. Visa a promover a colaboração internacional nas seguintes áreas: astronomia, matemática, ciências da terra, ciências biológicas e estudos sobre a poliartrite. A cerimônia de atribuição aconteceu durante os “Dias Crafoord”, celebrados a cada ano em Estocolmo. Nesta ocasião o prof. Kerr foi acompanhado pelo Prof. Ruffini, Diretor da ICRANet e colega deste. «É para mim uma honra estar aqui hoje para acompanhar Roy Kerr» – afirmou Ruffini. «A partir dasua descoberta da solução das Equações de Einstein, John Archibald Wheeler e eu apresentamo-lana descrição de processos físicos e astrofísicos, atribuindo a estes o nome de “Buracos Negros”. É um grande prazer participar desse intercâmbio científico particularmente intenso entre os maiores astrofísicos do mundo. “Foi dedicada particular atenção à interpretação dos dados referentes às ondas gravitacionais anunciadas pelo Ligo».
Para ver o video da cerimônia de premiação acesse: http://bit.ly/1tetFbY




3. Roy Kerr, professor daICRANet: "É-me uma honra receber a cidadania honorária de Pescara"

On June 6, during the Solemn City Council of Pescara, Roy Kerr, internationally renowned scientist and professor of the International Center for Relativistic Astrophysics Network, has Been awarded an honorary citizenship of Pescara.
No dia 6 de Junho, o Prof. Roy Kerr, cientista de renome internacional e professor da ICRANet, recebeu o título de cidadão honorário de Pescara durante a sessão solene realizada na Câmara Municipal de Pescara. «É-meuma honraestar aqui convosco e ser considerado, a partir de hoje, um concidadão» – afirmou o Prof. Roy Kerr. «Durante minha vida e graças ao meu trabalho viajei bastante pelo mundo: do Reino Unido ao Texas, até Pescara, onde o prof. Ruffini fundou a ICRANet. É sempre um prazer voltar aqui, trabalhar ereencontrar grandes amigos. "Agradeço ao Prefeito e à Câmara Municipal por esta honra; é mais uma demonstração da minha forte ligação com essa terra maravilhosa".


Além de professores e estudantes, participou também da cerimônia o Professor Ruffini, Diretor da ICRANet, que afirmou: «Nosso trabalho e nossas pesquisas são conhecidas e reconhecidas no mundo todo. O Prof. Roy Kerr é a cereja do bolodo nosso centro de pesquisa e é uma grande honra que ele faça parte da nossa equipe. Suas pesquisas matemáticas possibilitaramnossa introdução (minha e de John Wheeler) de um “Buraco Negro”, que hoje regulamenta a ciência e a cultura do nosso planeta. Nossa sede principal é Pescara, que com o seu caráter de extraterritorialidade adquirido graças ao Governo Italiano, é também o ponto de encontro de pesquisadores, cientistas e jovens estudantes de doutorado de todo o mundo. Estamos trabalhando, com a ajuda de Roy Kerr, rumo ao desenvolvimento da ICRANet em todas suas sedes: Pescara, Roma, Nice, Rio de Janeiro e Erevan, bem como ao fortalecimento dos contatos entre esta e cidadãos e instituições».
Para assistir o vídeo da cerimônia durante a sessão solene realizada na Câmara Municipal de:
http://bit.ly/1Ucm4V3

DISCURSO DE MARCO ALESSANDRINI, PREFEITO DE PESCARA
«A cidade de Pescara goza do incontestável privilégio de poder viver em contato íntimo com a cultura científica graças à sede de coordenadoria geral da ICRANet. Essa circunstância permite à nossa Cidade “respirar” constantemente ciência e astrofísica. A cada dia, estas se enriquecem graças às pesquisas que há anos os ilustres cientistas vêmdesenvolvendosob o céu de Pescara e se tornam ponto de referência para teorias e descobertas internacionais. Decidimos dirigir um agradecimento especial a um deles, concedendo-lheo título de cidadão honorário de Pescara por sua excepcional atividade científica. Queremos expressar o nosso reconhecimento pela paixão e por todo o trabalho de pesquisa desenvolvido. Na ICRANet e na cidade de Pescara o amor pela ciência sob todas as suas formas encontrará abrigo».





4. Chamada IRAP PhD 2016


Doutorado Internacional em Astrofísica Relativística (IRAP Phd) – Programa de Doutorado Conjunto patrocinado pela ICRANet.
Foi fixado o prazo de apresentação de candidaturas para até 30 de Setembro deste ano para 8vagas abertas a nível internacional e patrocinadas pelas instituições participantes. O empenho coordenado das organizações internacionais como a National Aeronautics and Space Administration (NASA), o European Center for Nuclear Research (CERN), a European Space Agency (ESA), o European Southern Observatory (ESO) levou à geração de uma quantidade de informação científica sem precedentes, desde o mundo microfísico até o universo como um todo. Foi elaborado um particular programa de Doutorado de modo a envolver os estudantes na análise e na modelagem dos referidos dados observacionais no âmbito da teoria da relatividade geral e das teorias de campos clássicos e quânticos. As instituições que participam do Programa IRAP PhD são: a organização internacional ICRANet(sedes de Pescara, Rio de Janeiro e Roma) atuando como um instituto coordenador, e a Universidade de Nice “Sophia Antipolis “ (França) atuando como instituição anfitriã; o Istituto Albert Einstein, Potsdam (Alemanha), o Centro Indiano de Física Espacial, Kolkata, (Índia), o Observatório da Côte d'Azur, Nice (França), a Universidade de Ferrara (Itália), a Universidade “Sapienza” de Roma (Itália), a Universidade de Savóia (França). O Programa de Doutorado IRAP Ph.D. confere o primeiro diploma de Ph.D conjunto entre as instituições participantes. Os estudantes estarão também envolvidos em projetos experimentais inovadores no escopo de astrofísica relativística. O programa de doutorado oferece treino nos mais avançados tópicos de física experimental, matemática e teórica no contexto da astronomia, astrofísica e cosmologia. As instituições-membros colaboram com as suas próprias especialidades científicas e um diploma conjunto é entregue no final do programa ao estudante participante.




5. Forth Bego Rencontres - IRAP Ph.D. Erasmus Mundus school

O quarto encontro “Bego” foi dedicado ao professor Neozelandês Roy Kerr, que detém a cadeira Lifshitz da ICRANet, para celebrar sua premiação Crafoord 2016 “pelos seu trabalho fundamental em buracos negros com rotação e suas consequências astrofísicas”. A escola aconteceu em Nice, onde o programa de doutorado IRAP-PhD está sediado. Os seminários ocorreram na Villa Ratti, o centro da ICRANet em Nice e na Universidade de Nice Sophia-Antipolis.


Lembramos que o doutorado Erasmus MundusIRAP-PhD é coordenado pela ICRANet e envolve várias universidades e centros de pesquisa, e um diploma conjunto é entregue aos estudantes pelas universidades participantes do programa: Universidade de Bremen (Alemanha), Universidade de Ferrara (Itália), Universidade de Nice Sophia-Antipolis (França), Universidade de Oldemburgo (Alemanha), Universidade de Roma “Sapienza” (Itália) e Universidade de Savóia (França).
Participaram em torno de 40 pesquisadores, incluindo cientistas-sênior e estudantes de pós-graduação nas áreas de Física e Astrofísica Relativística, vindos da Argentina, Brasil, China, Colômbia, Croácia, França, Alemanha, Grécia, Irã, Itália, Rússia, e Sérvia. Na manhã de 31 de maio o professor Remo Ruffini, diretor da ICRANet e do programa IRAP-PhD, oficialmente abriu a escola dedicada ao professor Roy Kerr pelo sua premiação Crafoord 2016, dada pelo rei e rainha da Suécia. No seu discurso de abertura, Ruffini lembrou como a descoberta de Kerr em 1963 de uma solução exata das equações de Albert Einstein da Relatividade Geral para um objeto em rotação permitiu avanços fundamentais e sem precedentes nas suas aplicações em Física, Astronomia e Astrofísica Relativística. Foram de fato Remo Ruffini e John Archibald Wheeler quem utilizaram a solução matemática de Kerr, introduzindo-a na descrição de processos físicos fundamentais, dando-lhes o nome de “buracos negros”, termo que foi traduzido em todas as línguas (PhysicsToday, 30, 1971).


O professor Roy Kerr encerrou a sessão matutina com um seminário público sobre a sua solução, e à tarde concedeu uma entrevista à jornalista MariannaGianforte do jornal italiano “Il Centro”. A celebração teve o seu clímax no dia seguinte, com o acrescentamento da assinatura de Kerr na parede da Villa Ratti (figura à esquerda), dando continuidade à tradição da ICRANet de coletar assinaturas dos seus principais cientistas, que começou na Universidade de Roma. Cientistas de renome apresentaram seminários avançados na escola e os estudantes do programa IRAP-PhD reportaram avanços nos seus trabalhos doutorais. Entre as principais apresentações, salientamos a do prof. Kepler de Souza Oliveira Filho, da UFRGS, e dos professores Piero Rosati (Universidade de Ferrara), NikolaosMavromatos (King’s College de Londres e CERN), e VolkerPerlik (ZARM, Universidade de Bremen).
Outro evento de relevância na escola foi a premiaçãooficial dos doutorandos do primeiro ciclo IRAP-PhD pela universidade de Nice. Os diplomas foram entregues pelo coordenador do programa, o professor Pascal Chardonnet (Universidade de Savóia, França). A escola foi conjuntamente organizada pela ICRANet e o programa doutoral IRAP-PhD, financiado pela EACEA sob o programa Erasmus Mundus, concessão no 2011-1640.



6. "Supernovae, Hypernovae and Binary Driven hyper novae" um Encontro Adriático


De 20 a 30 de Junho a cidade de Pescara acolheu, na sede de coordenadoria geral da ICRANet localizada em Piazza della Repubblica, o Encontro Adriático "Supernovae, Hypernovae and Binary Driven hyper novae", onde especialistas no campo da astrofísica relativística provenientes da Argentina, Chile, Espanha, Brasil, Alemanha, EUA, Colômbia, Armênia e Itália apresentaram os resultados das suas pesquisas.


Durante duas semanas houve uma intensa interação entre especialistas a nível mundial em colapso nuclear de estrelas de nêutrons e supernovas termonucleares, hipernovas, hipernovas induzidas por sistemas binários e explosões cósmicas de raios gama, bem como astronomia dos raios gama e raios cósmicos de altíssimas energias. O encontro cobriu também aspectos teóricos e observacionais de sistemas progenitores, análises da síntese de populações, e as taxas de ocorrência de tais eventos.Ademais, foram discutidos os diferentes cenários para os eventos de supernova do tipo Ia, e o papel das anãs brancas em seus mais variados modelos para tais eventos. Foi organizada una sessão especial sobre partículas de matéria escura, representados por férmions massivos na região de 30-100 keV e suas detecções nos halos galácticos. Participaram do Encontro Adriático cerca de 50 estudantes de todo o mundo, que aprenderam sobre os mais recentes progressosno campo da astrofísica relativística.



Mais informação: Consulte o sítio web do Encontro: http://www.icranet.org/am/

Noticiários:
LaqTv
http://www.aqbox.tv/notizie.php?view=7839

TvSei
http://www.tvsei.it/2016/06/icranet-pescara-scopre-nuove-sorgenti-di-nuclei-galattici-attivi/

Rete8
https://www.youtube.com/watch?v=IOyzth8FYTs
 
Organization
ICRANet Seats
Director and Staff
Personal Pages
Official Documents
Scientific Agreements
Annual reports
Meetings
Upcoming Meetings
Marcel Grossmann
Galileo - Xu Guangqi
Italian-Korean
C. Lattes Meeting
Bego Scientific Rencontre
Zeldovich Meetings
Meetings in Armenia
Past meeting series
Single meetings
ICRANet Workshops
Other Meetings
IRAP Ph.D. Schools
Weekly Seminars
Research
Research Groups
IRAP Ph.D.
Objectives
Consortium
Faculty
Courses
Students
Schools
Thesis
Publications
Books
Articles
Proceedings
Outreach
Newsletter
Press releases
Recorded talks
Public Events
Visitors: 140203894